Seminário do Doar é realizado em São Luís (MA)

Seminário do Doar é realizado em São Luís (MA)

Fabrício Santos

O primeiro Seminário do Programa de Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (Doar) foi  realizado na manhã do dia 29 de fevereiro no Colégio Dom Bosco, em São Luís (MA). Cerca de 200 profissionais participaram do evento.

O programa foi lançado, pelo Conselho Federal de Contabilidade,  em outubro de 2011,  em parceria com a  Academia de Ciências Contábeis, Fundação Brasileira de Contabilidade, e a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis). O Doar visa a promoção, realização, o apoio, a coordenação e participação em Simpósios Nacionais e Regionais sobre Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor, Controle Social e Orçamento Familiar. O projeto busca, ainda, contribuir na gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, assegurando ao cidadão a participação ativa nas ações de controle da execução do orçamento público.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez  abertura do evento e disse que “é de fundamental importância a contribuição do profissional da contabilidade em causas sociais. Estes seminários serão realizados gratuitamente em todos os Estados da Federação. Como profissionais temos o dever de repassar nossos conhecimentos para que famílias aprendam a cuidar do seu orçamento familiar”, avisa.

A Coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Gardênia Braga, fez uma explanação dos objetivos do programa. “Praticar o voluntariado é um dever de todos nós, e o Conselho Federal está nos possibilitando que isso seja possível”, comenta. Durante o dia foram ministradas as palestras “Prestação de Contas de Entidades do Terceiro Setor”; “Orçamento Familiar e Controle Social” e a palestra do presidente da Profis, dr. Charles Bossard, sobre  “As Fundações e Entidades de Interesse Social: Aspectos Contábeis e Jurídicos”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Conselho Federal de Contabilidade pelo endereço www.cfc.org.br