Palavra da Coordenadora

Ser voluntário, inicialmente, significa agir de forma espontânea e fazer algo que depende da nossa vontade. De forma mais ampla, incorporando um sentido social, ser voluntário compreende amplificar a visão individual de mundo para assimilar um olhar voltado ao bem-estar coletivo e, em consequência disso, dedicar-se a prestar ajuda, quando necessária, às pessoas que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade.

Nesse sentido, ser voluntário inclui a contribuição, com parte do nosso tempo, conhecimento e solidariedade, para ajudar na construção de um mundo mais justo, no qual a sociedade ofereça caminhos e oportunidades mais equilibradas para as pessoas, independentemente de raça, cor, gênero, classe social ou outros fatores.

Por meio do Programa CFC Voluntário, nós, contabilistas, temos a chance de fazer a diferença no processo de edificação de um mundo melhor.

As ações que fazem parte do universo do voluntariado são inúmeras, mas o CFC Voluntário possui quatro subprogramas estruturados para que possamos atuar de forma direcionada, em benefício de objetivos sociais coletivos, seja:

  •  estimulando a criação e a operacionalização de Observatórios Sociais nos municípios (Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal);
  • orientando as pessoas para o controle, planejamento e organização de finanças pessoais (2 – Educação Financeira);
  • intercedendo para sensibilizar os profissionais da área, para que incentivem os seus clientes a destinarem parte do imposto devido aos Fundos da Criança e Adolescente e do Idoso (3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso); e
  • realizando todas as demais formas de ações de voluntariado (4 – Ações Locais de Voluntariado).

Especialmente após a pandemia de covid-19, o voluntariado tornou-se ainda mais relevante, para auxiliar na mitigação dos problemas e desigualdades que se agravaram nesses anos.

Com o comprometimento e a mobilização dos profissionais da contabilidade, atuando juntos, em direção aos propósitos definidos pelo CFC Voluntário, podemos ajudar o Brasil a oferecer melhores condições de vida a todos.

Traga a sua solidariedade, empatia e vontade de ajudar o próximo e venha exercer esse importante papel social junto conosco.

Gercimira Rezende
Coordenadora do CFC Voluntário