Mais de 4 mil profissionais participam do Programa de Voluntariado da Classe Contábil

A prática do trabalho voluntário ganha cada vez mais espaço na agenda corporativa das empresas brasileiras e nas categorias de classe. Em algumas delas, o trabalho é organizado por meio de programas estruturados em parceria com governos e outras entidades. O da classe contábil, por exemplo, tem o objetivo de sensibilizar contabilistas para a importância das ações de voluntariado, visando uma sociedade mais justa e solidária.

Criado em 2008 pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Programa de Voluntário da Classe Contábil (PVCC) conta, atualmente, com a participação de mais de 4 mil profissionais em todo o País. Eles atuam em dez subprogramas, entre os quais, os de assistência às organizações da sociedade civil, de mobilização para doações, de ações localizadas em políticas sociais, de controle social e orçamento familiar, além de sustentabilidade ambiental.

Neste ano, uma nova comissão, instituída pelo CFC, será coordenada pela conselheira do CFC Vânia Labres (ex-presidente do CRC Tocantins na gestão 2010-2013). A primeira reunião do grupo será realizada no inicio de agosto. “Neste primeiro encontro, quero conhecer todos os membros e distribuir os projetos do PVCC com todos. A ideia é que cada membro da comissão abrace um projeto especifico e que juntos demos continuidade a este belíssimo trabalho que já vem sendo realizado”, afirma.

Para Vânia, os profissionais de contabilidade “não podem ficar indiferentes aos problemas da sociedade” e, por isso, ações voluntárias “precisam ser incentivadas”. Também compõem a comissão os membros Rosemary Mendes Farias (PI), Iara Luisa de Santana Dórea (BA), Adriana Araújo Peixoto (AL), Maria Constança Carneiro Galvão (BA), Maria Salete Barreiro Leite (SE), Lucy Melita Vaz (GO) e Miguel Ângelo Martins Lara (DF).

A ex-coordenadora do PVCC, conselheira Gardênia Maria Braga de Carvalho, explica que a forma de atuação dos profissionais de contabilidade no Programa varia bastante. “Em geral, é focada nas áreas de controle, registro, prestação de contas, gestão de recursos, entre outras, todas essenciais para a sustentabilidade das entidades”. Segundo ela, muitas organizações podem funcionar aquém da capacidade técnica ou, até mesmo, fechar por falta de orientação contábil.  “É nesse foco da sustentabilidade das organizações que o PVCC atua”, afirma.

Um dos projetos mais emblemáticos é o da Gestão Eficiente da Merenda Escolar, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio dessa ação, os profissionais de contabilidade trabalham, voluntariamente, no auxílio da prestação de contas dos recursos direcionados à alimentação de crianças e jovens. “O trabalho com a merenda escolar tem sido muito importante para a sociedade brasileira no sentido de garantir, por meio de uma prestação de contas correta e tempestiva, a manutenção da merenda para as crianças e jovens do País”, explica Gardênia. Na prática, se houver problemas na prestação de contas, o benefício é suspenso e as crianças e os jovens podem ser prejudicados. “O contabilista não existe apenas para o crescimento de grandes empresas, mas possui, ainda, um papel social importante para o Brasil”, destaca.

O PVCC também trabalha com o projeto institucional de Mobilização Social Para Doações ao Funcriança. Em 2012, a Receita Federal alterou uma instrução normativa, na qual as doações feitas até 30 de abril daquele ano puderam ser abatidas do Imposto de Renda de 2012. A dinâmica se repetiu este ano. Para a ex-coordenadora, a medida foi importante para convencer as pessoas a destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos, voltados às crianças, aos adolescentes e aos idosos, realizados em seus Estados ou municípios. Os profissionais de contabilidade também são responsáveis por incentivar clientes a destinarem parte do imposto às ações sociais.

O profissional que quiser participar de projetos voluntários pode se inscrever no site http://voluntariadocontabil.cfc.org.br/.​

Matéria de Elton Pacheco – RP1 Comunicação