Curso de Orçamento Familiar em Teresina-PI

Aconteceu, no dia 13 de outubro, o Curso de Orçamento Familiar, em Teresina – PI, promovido pelo Programa do Voluntariado da Classe Contábil – PVCC – PI.

O evento, que foi realizado na Associação de Mães do bairro Poty Velho, contou com a presença de aproximadamente 20 participantes, entre eles, donas de casa (com ou sem nível superior) e estudantes de Ciências Contábeis.

O curso foi ministrado pela Contadora e membro do PVCC Nacional, Professora Rosemary Mendes Farias, e contou ainda com a presença da Nutricionista Elisangela Rodrigues, representante do Mesa Brasil SESC (rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício) que colaborou com informações sobre a importância e escolha dos alimentos.

O objetivo da capacitação é auxiliar no planejamento familiar, visando a melhoria do controle das despesas e buscando a reflexão sobre o consumo consciente.

A Professora Rosemary Farias destaca que um dos pontos altos do curso foi a realização de oficina para  construção individual do orçamento familiar de cada participante e a interatividade atingida através dos relatos das experiências pessoais, o que auxiliou a dirimir as dúvidas expostas.

O curso, que é dividido em duas etapas, realizará sua próxima oficina no dia 10 de novembro, onde serão colhidas as experiências dos participantes no tocante à implantação do orçamento familiar em seus lares. Na oportunidade, também será realizada a entrega dos certificados de participação.

Confira a programação apresentada no último encontro:

Curso Orçamento Familiar

Palestrante: Professora Rosemary Mendes Farias, Mestra em Administração de Empresas, Doutoranda em Educação, Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFPI.

PROGRAMAÇÃO

14:30   Apresentação/expectativas

15:00   Apresentação PVCC ( vídeo Institucional)

Por que fazer um orçamento familiar?

Planejamento financeiro

Orçamento eficaz

Objetivos e Metas

Organização Financeira

Endividamento

Educação Financeira

Orçamento ABCD

15:50   Atividade Prática- Construção orçamento familiar

16:20   Intervalo

16:40   Mesa Brasil

18:00   Encerramento