Aracaju terá Observatório Social

Por Fabrício Santos

Em poucos meses, a capital sergipana contará com um Observatório Social (OS), que tem como objetivo trazer maior transparência de gastos de verbas públicas. O Observatório funcionará como franquia social, apartidária e sem fins econômicos

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Sirley Melo, “a ideia inicial de funcionamento é que o Observatório vai coletar, registrar, acompanhar e interpretar dados de licitações públicas em Aracaju com a ajuda e metodologia já adotada pelo Observatório Social do Brasil”.

Segundo dados do Observatório Social do Brasil, há 96 observatórios em 18 estados brasileiros, que primam pelo trabalho técnico, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

A integrante  do PVCC nacional, Maria Salete Barreto, que também está à frente do projeto, disse que “a implantação do OS em Aracaju irá proporcionar um treinamento com educadores fiscais, além do trabalho com pesquisadores e cidadãos que têm interesse em participar do projeto”. O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) irá montar uma estrutura para ajudar no treinamento.

O projeto, que conta com o apoio do CRCSE, da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), da Controladoria Geral do Estado (CGE), do Sebrae e de diversas entidades privadas e movimentos sociais, está em fase de busca de apoiadores e mantenedores.

Para saber mais

O Conselho Federal de Contabilidade possui um subprograma referente ao Observatório Social, que tem como objetivo estimular os profissionais da contabilidade a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais nos seus municípios.

A coordenadora nacional do PVCC, Vânia Labres, reafirmou sobre a importância do Observatório Social para o País: “a cada notícia de desvio ou desperdício do recurso público, oriundo dos impostos de cada cidadão, convencemo-nos, ainda mais, sobre a importância e a necessidade do trabalho de organizações de controle social”.