Comissão do PVCC reúne-se com a CGU de Sergipe

Por Fabrício Santos – Comunicação Social do CFC

Membros do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Sergipe (PVCC/SE) e do Conselho Federal de Contabilidade estiveram reunidos na Controladoria Geral da União (CGU), em Aracaju(SE), no último dia 22 de junho.

A reunião, que teve como finalidade atender à solicitação da CGU sobre a possibilidade de implantação do Observatório Social (OS) em Sergipe, contou, também, com a participação do chefe da Controladoria Regional da União do Estado de Sergipe, Antônio Ed Souza Santa, e dos analistas de Finanças e Controle, Flávia Santana Silva, Gleison de Carvalho Leão e Luis Matos; da presidente do CRCSE, Ângela A. Dantas Mendonça; da coordenadora estadual do PVCC, Sirley MacLaine da Graça Melo; e da representante da Comissão Nacional do PVCC – CFC, Maria Salete Barreto Leite.

Foto: divulgação CRCSE

Na ocasião, a presidente do CRCSE, Ângela Dantas, apresentou o PVCC aos participantes da reunião. “O PVCC atua como grande parceiro da implantação do Observatório Social no Brasil. A rede OSB está presente em mais de 80 cidades, em 15 estados brasileiros”, disse.

A representante do PVCC nacional, Maria Salete, ressaltou que o Observatório Social deve ser implantado em cada município, conforme orientação do Observatório Social do Brasil (OSB), por meio do sistema de franquia social. “Uma reunião com o presidente da Associação Comercial de Sergipe será agendada para que possamos solicitar apoio para a instalação do Observatório no município”, afirmou Salete.

O chefe da Controladoria Regional da União, Antônio Ed, parabenizou a iniciativa do Sistema CFC/CRCs e reforçou a importância do estado em ter um espaço para a participação do cidadão. “É importante que a sociedade fiscalize a aplicação correta do dinheiro público”, assegurou.

A coordenadora estadual do PVCC, Sirley Melo, disse, por sua vez, que a parceria com os órgãos de Controle é de extrema importância no sentido de fortalecer e divulgar a implantação do Observatório. ao final da reunião, Antônio Ed colocou a CGU à disposição para apoiar, divulgar, treinar e capacitar os interessados na implantação do Observatório Social.

Para saber mais

Segundo dados do Observatório Social do Brasil, há 96 observatórios em 18 estados brasileiros, que primam pelo trabalho técnico, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Em recente entrevista, a coordenadora do PVCC nacional, Vânia Labres, reafirmou sobre a importância do Observatório para o país. Segundo Vânia, “a cada notícia de desvio ou desperdício do recurso público, oriundo dos impostos de cada cidadão, convencemo-nos, ainda mais, sobre a importância e a necessidade do trabalho de organizações de controle social”.

O Conselho Federal de Contabilidade possui um subprograma referente ao Observatório Social, que tem como objetivo estimular os profissionais da contabilidade a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais nos seus municípios.