SEMINÁRIO CRCSP

Prestação de contas no Terceiro Setor é tema de seminário no CRC SP

Orientar os Profissionais da Contabilidade, voluntários e dirigentes de organizações sem fins lucrativos sobre a necessidade da prestação de contas em entidades do Terceiro Setor. Este foi o objetivo do seminário “Prestação de Contas em Entidades do Terceiro Setor”, realizado em 9 de maio de 2013, no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRC SP. O evento é uma parceria entre o CRC SP e a APF (Associação Paulista de Fundações) e foi organizado pela Comissão de Projetos Sociais.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, pela presidente da APF, Dora Sílvia Cunha Bueno, e pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina e responsável pela Comissão de Projetos Sociais do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, que deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a importância de iniciativas voltadas ao Terceiro Setor.

Citando o líder indiano Mahatma Gandhi, Luiz Fernando Nóbrega, explicou a finalidade do seminário: “Gandhi afirmou que ‘nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo’. Da mesma forma, esta iniciativa conjunta com a APF busca respostas para os problemas sociais que o governo e as empresas privadas não conseguem solucionar. E se queremos ser agentes da mudança, devemos começar com uma prestação de contas assertiva, transparente e ilibada”, concluiu o presidente do CRC SP.

A presidente da APF também falou sobre a importância das entidades do Terceiro Setor durante a abertura do seminário: “o trabalho realizado pelas entidades sem fins lucrativos é essencial para o desenvolvimento socialmente responsável e correto da sociedade”.

Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, o Terceiro Setor é um segmento que tem se profissionalizado e possui uma crescente demanda por informações neste segmento. “Nosso objetivo com este seminário é levar a estas entidades o conhecimento e a capacitação necessários para a apresentação de demonstrações contábeis”.

Foram apresentadas durante o seminário as palestras: “O Terceiro Setor e a Certidão de Regularidade do Ministério da Justiça / Utilidade Pública Federal e Oscip”, ministrada pelo diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, Davi Ulisses Brasil Simões Pires, e pela coordenadora de Entidades Sociais do Ministério da Justiça, Ivelise Carla Vinhal Lício Calvet; “Principais Dicas de Preenchimento do sistema Siconv – da Celebração à Prestação de Contas de Convênios e Contratos de Repasse Federal”, com o coordenador do Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Cleber Fernando de Almeida.

Também foi apresentado um vídeo sobre o PVCC (Programa Voluntariado da Classe Contábil) e disponibilizado um espaço de debates, para tirar dúvidas dos participantes sobre a prestação de contas em entidades sem fins lucrativos.

Participaram do seminário o presidente do Comas-SP (Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo), Thiago Ferreira Cabral, o diretor do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) Rinaldo Araújo Carneiro, representando o presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, e o diretor do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) Geraldo Carlos Lima, representando o presidente Victor Domingos Galloro.

Também prestigiaram o evento o deputado federal Antônio Brito (PTB-BA), o coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRC SP, conselheiro Marcelo Roberto Monello, e os integrantes da Comissão, conselheiros Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Mariano Amádio, Marilene de Paula Martins Leite, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé, Vitória Lopes da Silva e Yae Okada.