Reunião da Comissão Gestora do PVCC

A equipe gestora do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC)  esteve reunida, dia 20 de março,  na sede do Conselho Federal de Contabilidade para avaliar as ações a serem desenvolvidas no ano de 2012.
Na oportunidade, foram discutidos cada um dos sete programas desenvolvidos no âmbito do PVCC: Gestão Eficiente da Merenda Escolar, Assistência a Organizações da Sociedade Civil, Mobilização Social para Doações ao Funcriança, Rede Nacional de Cidadania Fiscal, Ações Localizadas de Voluntariado em Políticas Sociais e Comunitárias, Ações de Sustentabilidade Social e Ambiental e o DOAR (Direção do Orçamento na Aplicação dos Recursos).
Dentre os assuntos tratados na reunião, destaque para a inclusão das empresas contábeis como voluntárias ainda neste primeiro semestre; a disponibilização no site do voluntariado de Cartilhas dispondo, de forma didática, sobre cada um dos Projetos desenvolvidos pelo Programa; e o acompanhamento das ações por meio de indicadores.
O projeto DOAR também foi discutido na reunião. Iniciado em 2011, em Brasília (DF), o DOAR – que visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária –  lançou dois livros que fundamentam a importância do projeto: “Prestação de Contas de Entidades do Terceiro Setor” e Controle Social e Orçamento Familiar. Vale ressaltar que estão sendo realizados Seminários Regionais sobre o DOAR – com data prevista para a acontecer em todos os Conselhos Regionais (http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=282&codConteudo=6074) . Os Seminários tem como premissa criar multiplicadores, para que as ações efetivas dos seminários sejam aplicadas em organizações não governamentais e sociedade.