CFC parabeniza os voluntários do PVCC pelo Dia Nacional do Voluntariado

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), neste Dia Nacional do Voluntariado – 28 de agosto –, parabeniza os mais de 6 mil profissionais da contabilidade que prestam serviços à sociedade por meio das ações do Programa Nacional de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

“Estamos fazendo a nossa parte, por meio do PVCC, oferecendo o nosso conhecimento técnico a segmentos sociais que necessitam de apoio para a garantia da plena cidadania”, afirma o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

Para a coordenadora nacional do PVCC e conselheira do CFC, Vânia Labres, o Programa tem alcançado o seu objetivo, que é sensibilizar os profissionais da área sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Criado em 2008, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil está dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, Educação Financeira, Doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso e Ações Locais de Voluntariado.

“Nós temos muito a agradecer aos 6.141 voluntários do PVCC”, diz Vânia, referindo-se às atividades realizadas, em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), em todas as unidades da Federação.

A coordenadora do Programa cita, como um exemplo de ação recente, que os voluntários contribuíram para a realização de mais de 20 palestras durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (SNEF), de 16 a 22 de maio deste ano, evento promovido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

Durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorrerá de 11 a 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o CFC manterá um estande onde os participantes poderão tirar dúvidas e receber orientações sobre como se organizar financeiramente. “Educação financeira é um tema muito atual e estamos trabalhando para disseminar esta ideia. Durante o Congresso, profissionais da contabilidade que participam do PVCC farão atendimentos individuais e em grupos com orientações práticas sobre como elaborar um orçamento familiar e os participantes poderão tirar suas dúvidas”, explica a coordenadora do PVCC.