Aconteceu em SP- Rede Nacional de Cidadania Fiscal

FOBSampa reúne pessoas envolvidas na criação do Observatório Social de São Paulo

Representantes da sociedade civil estiveram reunidos, em 30 de setembro de 2014, para discutir a implantação de um Observatório Social na cidade de São Paulo. O Fórum Observatório Social da Cidade de São Paulo (FOBSampa) ocorreu na sede do CRCSP e teve a participação dos presidentes dos Observatórios Sociais da Itu, Plínio Bernardi Junior, e Ribeirão Preto, Márcio Minoru Garcia Takeuchi, e do presidente da CNSP, Antonio Tuccilio.

O coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e o vice-presidente da Delegacia Sindical de São Paulo do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Luiz Fuchs, fizeram a abertura das apresentações e falaram sobre a importância do projeto para o município.

Também participaram do encontro os conselheiros do CRCSP Manoel do Nascimento Veríssimo e Mariano Amádio, a diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Celina Coutinho, a representante da Receita Federal Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi e a assessora jurídica da Associação Paulista de Fundações (APF), Nicole Hoedemaker.

Em sua apresentação, Plínio Bernardi Júnior explicou o que é a entidade e o que ela representa para o município. Segundo ele, o Observatório é “uma associação sem fins lucrativos, independente e apartidária, que promove o controle social, a cidadania e a melhoria da eficiência do gasto público”.

O presidente do Observatório Social de Ribeirão Preto também compartilhou sua experiência e falou sobre a importância do planejamento estratégico para a realização do trabalho de monitoramento do gasto público. Ele também cumprimentou os participantes do encontro pela presença. “Existe uma insatisfação geral com a administração pública. Vocês são aqueles que decidem fazer alguma coisa pra melhorar a situação”, declarou Minoru.

Luiz Fuchs é otimista sobre a criação do Observatório: “a expectativa agora é reunir mais pessoas em torno desta causa para poder materializar o trabalho em São Paulo”. Para Gioia, a criação do Observatório Social em São Paulo é um acontecimento único. “Será uma experiência desafiadora, porque nenhum outro lugar tem a escala de São Paulo. Nós não podemos errar”, afirmou a representante da Receita.