Ações desenvolvidas pelo PVCC de Santa Catarina – CRCSC.

PROJETO – Outros / Lançamento da Cartilha CRCSC na escola
CIDADE – Joinville e Florianópolis

DATA: agosto e setembro 2011 – projeto em andamento
AÇÃO –  O Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), junto com o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Joinville  e a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), lançou em Florianópolis e Joinville a cartilha “CRCSC na Escola”, que visa mostrar aos alunos da pré-escola e do ensino fundamental a importância de se poupar e administrar bem a mesada. Com muitas ilustrações e numa linguagem bastante acessível, o material revela o quanto a contabilidade está presente no nosso dia-a-dia e como é importante para garantir um orçamento familiar equilibrado. O projeto está sendo viabilizado por meio do trabalho voluntário de acadêmicos e profissionais da contabilidade.

PROJETO – Incentivo aos repasses ao FIA (ou Funcriança como o CFC chama)
DATA –mês de dezembro 2011
CIDADE – abrangência estadual
AÇÃO – Com o apoio do CRCSC, Governo do Estado lançou no mês de dezembro uma campanha de incentivo ao FIA. Veiculada em várias mídias (TV, outdoor, busdoor e rádio), a campanha teve como objetivo sensibilizar pessoas física e jurídica a contribuir – até o final do ano – com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Foi produzido um material voltado especificamente ao profissional da contabilidade com a chamada: “Incentive seus clientes a contribuir com o FIA/SC e ajude a mudar o futuro de crianças e adolescentes”. Essa propaganda foi enviada – por mala direta – a todos os contabilistas com e-mail cadastrado no CRCSC.  (VER FOLDER EM ANEXO)
PROJETO – Incentivo aos repasses ao FIA (ou Funcriança como o CFC chama)
DATA – a partir do mês de maio de 2011 – projeto em andamento
CIDADE – abrangência estadual
AÇÃO – O Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) junto com a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) criou em maio um projeto – envolvendo entidades como o Sindifisco, o Ministério Público Estadual e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil – que visa desenvolver  ações voltadas a incentivar doações, de empresas tributadas pelo lucro real e pessoas físicas, ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), bem como garantir a capacitação das instituições assistenciais, visando apresentações de projetos que possam ser contemplados por esses recursos. O projeto também contempla ações, junto a bancada catarinense no Congresso Nacional, visando a aprovação do projeto de Lei 724/2011, que facilita os repasses ao Fia.

PROJETO – Rede Nacional de Cidadania Fiscal

DATA – ano de 2011
CIDADE – abrangência estadual
AÇÃO – Acompanhamento e incentivo à criação de Observatórios Sociais. Em 2012, dois novos OS começaram a funcionar com a efetiva participação dos profissionais da contabilidade. Em abril, o vice presidente do Sindicont Brusque, Pedro Afonso Hoffmann, assumiu a presidência do recém-criado OS do município. Já em São José, Grande Florianópolis, a entidade foi criada tendo como presidente o contador e auditor interno da Secretaria do Estado da Fazenda, Jaime Luiz Klein,  e como representante do CRCSC no Conselho Deliberativo o delegado da entidade no município, Tadeu Pedro Vieira (membro do PVCC). Atualmente, funcionam em Santa Catarina cinco Observatórios Sociais.

PROJETO – Outros / Programa CRCSC Solidário
CIDADE – São Lourenço do Oeste, Chapecó, Criciúma e Palhoça,

DATA: novembro de 2011
AÇÃO –  O CRCSC, em conjunto com as macrodegacias de São Miguel do Oeste, Chapecó e Criciúma e os Sindiconts locais, promoveu um café da tarde com idosos de quatro municípios catarinense, levando alegria e solidariedade. Na oportunidade, foram entregues doações apontadas como as mais necessárias pelos responsáveis de cada instituição.

PROJETO – Outros / Divulgação do PVCC nas instituições de ensino superior do Estado

CIDADE – Florianópolis, com abrangência estadual.

DATA: 19 de setembro de 2011
AÇÃO –  A coordenadora do PVCC em SC, contadora Rúbia Albers Magalhães, apresentou o programa durante o 4º Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis, realizado no CRCSC, que contou com a participação de professores de 13 treze Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.

Att

Rúbia A. Magalhães

Coordenadora do PVCC/SC