Semana Nacional de Educação Financeira

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma ação de mobilização da ENEF que objetiva disseminar a educação financeira por todo o país, através de ações desenvolvidas pelos membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e por parceiros convidados. Além da agenda oficial da Semana, cria-se uma oportunidade para órgãos públicos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil levarem à cabo iniciativas de educação financeira, contribuindo para divulgar o tema em todas as regiões do Brasil. Para estarem alinhadas ao que é proposto pela Semana Nacional de Educação Financeira, é necessário que as ações desenvolvidas respeitem os princípios da ENEF, especialmente a gratuidade.

É importante que a atividade ocorra na semana de 09 a 15 de março de 2015 e que seja gratuita para o público-alvo, vedada a cobrança de qualquer valor, mesmo que a título de ressarcimento de materiais didáticos ou certificados de participação;

  1. Tais iniciativas não podem envolver propaganda/venda de produtos e serviços financeiros;
  2. As informações oferecidas devem ser tecnicamente corretas, atualizadas e precisas, sem prejuízo de haver alguma adaptação da linguagem aos participantes;
  3. Os temas a serem abordados devem estar relacionados à educação financeira e previdenciária, seguros, investimentos…

O PVCC, realizou em 2014 diversas ações  em educação financeira, neste ano, acontecerá em março a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira promovida pela ENEF (governo Federal), nós do PVCC poderíamos contribuir com a Estratégia Nacional de Educação Financeira realizando em todos os estados brasileiros ações em educação financeira, será, também, uma oportunidade de divulgar a nível nacional a contribuição da classe contábil para a promoção e sensibilização da educação financeira junto à sociedade brasileira. As ações realizadas pelas Coordenações Estaduais durante o período de 09 a 15 de março de 2015 deverão ser encaminhadas para a Comissão Gestora Nacional do PVCC que fará a divulgação no site oficial da Semana Nacional de Educação Financeira.

O material (palestra sobre Educação Financeira) realizada durante o encontro da Coordenação Gestora Nacional com os Coordenadores Estaduais no ano passado,pode, perfeitamente, ser utilizado. As nossas iniciativas por todos os Estados são muitas e que podem ser incrementadas por palestras para estudantes de ensino fundamental e médio, mulheres e famílias assistidas pelo Bolsa Família, aposentados…etc. A Classe Contábil vai se movimentar e contribuir para promoção e sensibilização da sociedade brasileira à cultura da educação financeira de 09 a 15 de março de 2015 de Norte ao Sul do País.