CFC firma convênio com a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor

POR MARISTELA GIROTTO

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor assinaram na manhã de hoje (30/8), durante a reunião plenária ordinária do CFC, em Brasília, um convênio de cooperação técnica. Celebrado com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), o acordo visa à cooperação mútua para manutenção e expansão dos cursos de capacitação destinados aos agentes do terceiro setor e desenvolvidos pela Escola Aberta do Terceiro Setor.

Para a assinatura do convênio, estiveram presentes à Plenária do CFC o diretor-geral da Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor, Jorge Márcio Arantes Cardoso, e os promotores de Justiça Airton Grazzioli, José Eduardo Sabo Paes e Marcelo Henrique dos Santos. Ainda, participaram do ato de assinatura do documento o vice-presidente de Fiscalização do CRCSP, Gildo Freire, e o conselheiro do CRCSP Marcelo Roberto Monello. A coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e conselheira do CFC, Gardênia Maria Braga de Carvalho, também acompanhou o ato.

Para o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o convênio é importante para fortalecer as relações das entidades do Sistema CFC/CRCs com o Ministério Público de Fundações e com a comunidade, especialmente, por meio dos agentes do Terceiro Setor.

O convênio prevê o desenvolvimento de cursos gratuitos, na modalidade à distância, e, segundo Airton Grazzioli, titular da Promotoria de Justiça de Fundações da Capital (SP) e membro do corpo docente voluntário da Escola Aberta do Terceiro Setor, aproximadamente 300 vagas nos cursos serão destinadas aos agentes indicados pelo CFC e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

Atualmente, com 54 docentes voluntários, a Escola Aberta possui 1.100 alunos. De acordo com Grazzioli, a meta é chegar, a partir de 2014, a cerca de cinco mil pessoas em treinamento. “Prestamos serviços a organizações e temos capilaridade em todos os estados”, disse ele.

“Queremos melhorar o nível de gestão das entidades do terceiro setor. Por isso, quando falamos em transparência, entendemos que não há ninguém melhor que o profissional da contabilidade para desenvolver esse trabalho nas organizações do terceiro setor”, destacou o promotor.

Também membro do corpo docente voluntário da Escola Aberta, o promotor Marcelo Henrique dos Santos, presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), disse que, por meio do convênio, espera-se contribuir para potencializar as estratégias de ampliação da valorização social dos profissionais da contabilidade. O promotor fez referência à campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, realizada pelo CFC em parceria com outras entidades da classe contábil: “Acho que um ano é pouco, pelo muito que ainda tem que ser feito, para colocar os profissionais da contabilidade no lugar que eles deveriam estar”.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, parabenizou os membros do Ministério Público de Fundações pelo grande comprometimento que possuem com as causas sociais. “O Sistema CFC/CRCs têm projetos e ações na área social, por meio do qual contribuímos diretamente para a melhoria das condições da nossa sociedade”, afirmou, citando especialmente o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).